terça-feira, 22 de junho de 2010

Resposta - Quem sabe minha conclusão!

Depois de ler alguns materiais, não me contentar com a primeira resposta que eu encontrei, cheguei a essa conclusão prévia e agora estou precisando de mais orientações!

O QUE É O SOLUÇO?



Soluço é aquele barulhinho engraçado que fazemos mesmo sem querer. Quando estamos em público tentamos segurar mas, não conseguimos. Não conseguimos controlar porque é um movimento involuntário, isso quer dizer que ele acontece independentemente da nossa vontade.
Esse movimento involuntário acontece no diafragma, que é um músculo muito importante para a respiração.

O soluço pode ser causado por algum fenômeno que ativa a sensibilidade do nervo aferente sensorial, esse nervo “percebe” que alguma coisa diferente esta acontecendo ao seu redor, ele é sensível a estímulos quente, frio, ácido, etc e envia uma informação para o cérebro.

Essa informação é processada e volta pelo nervo eferente motor que é responsável pelas contrações musculares, como a informação é dada através deste nervo motor, a resposta é a contração do diafragma.

Quando inspiramos promovemos a troca do gás carbônico, produto da reação da respiração celular pelo oxigênio nos alvéolos pulmonares, nos tecidos o processo é inverso, o gás carbônico não é totalmente eliminado ele se une a água para formar gás carbônico e controlar o pH sanguíneo, a respiração é uma das principais formas de controlar o pH do sangue.

Então..

A baixa taxa de gás carbônico produz uma irritabilidade no sistema nervoso, o nervo manda a mensagem para o cérebro porque “percebeu” que alguma coisa esta diferente:

-- O pH do sangue esta básico!!

A resposta volta através do nervo que vai provocar a contração do diafragma, você vai soluçar, sua respiração vai ficar mais lenta, assim o gás carbônico vai ser eliminado mais lentamente havendo como reagir com a água e produzir o ácido favorecendo assim condições para que o pH sanguíneo volte ao normal.

O soluço não é indicação de nada grave no organismo, mas se a taxa de gás carbônico cair bastante, o sistema nervoso pode desencadear contrações musculares por todo o corpo.
_____________________________________________________________________________________
pH

O pH serve para identificar se alguma substancia é ácida (por exemplo o limão) ou basica (ja comeu banana verde? experimenta, sua boca vai ficar prendentedo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário